SAIBA DIAGNOSTICAR UM MOTOR ATRAVÉS DE UM VACUÔMETRO
Com a utilização correta de um vacuômetro, oferece um bom nível de precisão em relação ao diagnóstico dos motores. Em princípio deve-se aquecer o motor até disparar o primeiro acionamento da ventoinha. Em seguida o vacuômetro deve ser instalado em uma tomada de vácuo do coletor de admissão, de preferência na saída do cânister, pois é uma mangueira que dificilmente estará obstruída devido a constância do fluxo de ar que passa por ela. Após instalado, funcione o motor em marcha lenta e a faixa ideal do vácuo deve girar em torno de 19 a 20 Kpa.
1 -Se a medição estiver abaixo de 19 Kpa , pode ser que haja alguns defeitos como por exemplo:
- Carbonização nas válvulas gerando vazamentos, pois não irão fechar corretamente, devido ao acúmulo de carvão entre a válvula e o guia;
- Válvulas presas necessitando de regulagem ou substituições de peças integradas ao sincronismo de abertura e fechamento das válvulas como tuchos, balancins comando de válvulas;
- Correia fora do ponto de distribuição;
2 - Se a medição resultar em uma oscilação contínua e acentuada no ponteiro, pode ser que haja alguns defeitos como por exemplo:
- Válvulas tortas resultante de atropelamento;
- Bielas tortas resultante de um calço hidráulico;
SOLUÇÃO: Na maioria dos casos esses problemas são resumidos em carbonização, sendo recomendo fazer uma descarbonização utilizando produtos químicos de boa qualidade, e posteriormente efetuar uma nova medição de vácuo. Se os valores continuarem abaixo de 19 Kpa, o correto é desmontar o motor e verificar os componentes internos.
O vacuômetro tem ainda a funcionalidade de medir a faixa de torque e indicar o melhor aproveitamento do motor. A precisão é tanta que até as montadoras utilizam este equipamento para indicar ao motorista a faixa mais econômica de trabalho do motor. Exemplo disso são que alguns modelos de veículos possuem no painel de instrumentos um econômetro, sendo uma espécie de vacuômetro que quanto mais se pisa no acelerador maior será a indicacão do consumo de combustível.
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