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VEÍCULOS EM GERAL - Motor não funciona quando está frio

Solução

MOTOR NÃO FUNCIONA QUANDO ESTÁ FRIO 

 

DEFEITO 1: Mangueiras do coletor de admissão.

Em alguns veículos com acelerador eletrônico, o motor não funciona quando frio, gerando mistura rica.

CAUSA: Mangueira da tomada de ar do corpo de aceleração ou coletor de admissão ligada na  tampa de válvulas ou a mangueira do servo freio (hidro-vácuo), obstruída, dificultando a estrada de ar para dentro do corpo de aceleração, quando a borboleta está totalmente fechada. Quando o motor está frio, a borboleta fica totalmente fechada com função do afogador eletrônico.

SOLUÇÃO: Substituir ou reparar as mangueiras.

 

DEFEITO 2: Reservatório de partida frio.

CAUSA: O prazo de validade da gasolina do reservatório de partida frio no máximo 6 meses, após esse tempo a gasolina pode a eficiência de sua octanagem, ou até mesmo apresentar mau cheiro.

SOLUÇÃO: Em tempos periódicos, substitua o combustível do reservatório de partida frios, sempre colocar o melhor tipo de gasolina possível;

 

DEFEITO 4: Solenóide de partida frio.

CAUSA: O solenoide de partida frio, normalmente utiliza uma tomada de ar admitido. E para ser acionado é necessário que a temperatura do ar esteja abaixo de 16 Cº. Se essa mangueira também estiver obstruída, dificultará o seu funcionamento.

SOLUÇÃO: Substituir ou reparar as mangueiras.

 

DEFEITO 4: Aprendizado de combustível.

CAUSA: O módulo de injeção por alguma deficiência de programação, não efetua o aprendizado e o reconhecimento de combustível em que o veículo está utilizando.

SOLUÇÃO: Em vários sistemas de injeção, na tela do modo contínuo do Pc-scan é possível visualizar o perfeito reconhecimento da mistura, e posteriormente efetuar o aprendizado do combustível. Segue a tabela abaixo:

 

COMBUSTÍVEL PROPORÇÃO % AFR
  (Porcentagem de álcool) (Partes de ar/combustível)
Álcool 100% 9,0 / 1
     
Gasolina 20% 14,0 / 1

 

Em alguns veículos que não possuir o recurso de aprendizado forçado de combustível, poderá efetuar alguns procedimentos manuais:

Clique aqui para obter informações de aprendizado de combustível manualmente

 

DEFEITO 5: Regulador de pressão de combustível ou bomba de combustível.

Ao ligar a ignição sem funcionar o motor quando está frio, com auxílio de um manômetro, verifica-se que a pressão bomba de combustível está baixa, depois de insistir na partida quando o motor funciona a pressão se estabiliza e mantém pressurizada.

CAUSA: Regulador de pressão de combustível ou bomba de combustível com funcionamento irregular, e quando esfria o motor, a linha de combustível não se pressuriza corretamente antes da partida do motor.

SOLUÇÃO: Substituir o regulador de pressão ou a bomba de combustível se necessário.

 

DEFEITO 6: Sensor de temperatura.

CAUSA: Sensor de temperatura com defeito pode passar informações erradas para o módulo da injeção e em alguns casos não gera nenhum código de falha, desta forma o módulo entende que a temperatura do motor está diferente da temperatura real, aumentando ou diminuindo o tempo de injeção, podendo dificultar a partida do motor quando está frio.

SOLUÇÃO: Existe uma forma simples de detectar se existe algum problema relacionado ao sensor de temperatura, basta desligar o conector do sensor antes de ligar a ignição na primeira partida do motor do dia, quando o veículo estiver frio, se o motor funcionar sem dificuldades, há uma grande chance e existir algum defeito no sensor, pois quando o módulo não recebe o sinal deste sensor, estará entrando em modo de emergência, utilizando um valor de temperatura padrão de fábrica para o motor entrar em funcionamento.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico:

- ATENDIMENTO POR TICKETS: O cliente acessa o site  www.suporte.napro.com.br, criando um novo ticket, expondo as suas dúvidas. Esse sistema já possui uma busca de informações  automática, de acordo com o assunto digitado, já disponibiliza algumas sugestões de respostas. Ao enviar o ticket, é encaminhado diretamente  ao departamento de suporte técnico e em seguida estará sendo atendido. Opção mais rápida e recomendada.

 

 Clique aqui para obter  outras opções de atendimento do suporte técnico

 
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Detalhes do artigo
ID do Artigo: 126
Categoria: Dicas Técnicas - problemas nos veículos
Data de publicação: 11-06-2015 23:47:21
Visualizações: 2158
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