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VEICULOS EM GERAL - Aprendizado de combustível manualmente

Solução

VEÍCULOS EM GERAL - APRENDIZADO DE COMBUSTÍVEL  MANUALMENTE

 

SITUAÇÃO: É comum nos veículos com motores flex, ter dificuldade em reconhecer o tipo de combustível abastecido, e muitas das vezes é necessário forçar o aprendizado da mistura através de um scanner.

 

CAUSA: Mal funcionamento no motor por falta de aprendizado do combustível.

 

SOLUÇÕES MANUAIS :

 

OBS: Se o motor já estava acostumado a usar por muito tempo gasolina ou vice-versa, e foi alterado bruscamente para outro combustível, pode ser que o motor não reconheça essa mudança imediatamente, mesmo forçando o aprendizado,  o ideal e alterar o combustível de forma gradual, iniciando o abastecimento com 50% gasolina e 50% álcool, e ao poucos ir aumentando a proporção do outro combustível substituído, nas abastecidas futuras.

Dica de solução 1:

1 - Se o motor não estiver funcionando devido um excesso de combustível, o ideal primeiro é queimar o combustível da câmera de combustão, forçando a partida do motor seguindo as orientações;

 

2 - Retire as velas e verifique se elas estão encharcadas de combustível, caso esteja sequem com ar comprimido e recoloque novamente;

 

3 - Pise no acelerador, mantendo acionado até o fim e dê a partida no motor insistindo até que o motor entre em funcionamento;

 

4 - Se o motor não funcionar em aproximadamente 10 segundos em que foi insistido na partida, aplique soluções de WD, ou algum outro tipo de desengripante na entrada de ar admitida do coletor ou corpo de aceleração e insista novamente na partida;

 

5 - Desta forma, se o motor entrar em funcionamento, estará queimando todo excesso de combustível câmera de combustão.

 

Dica de solução 2:

1 - Com a ignição desligada, pise no freio e no acelerador até o fim ao mesmo tempo;

 

2 - Ligue a ignição por 10 segundos com os pedais acionados, mantém os pedais acionados e funcione o motor, insista na partida;

 

3 - Se o motor não funcionar, solte os pedais e funcione o motor, sem acelerar e aguarde estabilizar o funcionamento do motor.

 

OBS: Nesta etapa o ideal já é testar se o sistema de injeção respondeu a esse procedimento, efetuando um novo teste de partida quando o motor estiver frio.

 

Dica de solução 3:

1 - Desconectar os plugues do chicote dos bico injetores;

 

2 - Forçar a partida do motor por aproximadamente 10 segundos;

 

3 - Reconectar os bicos injetores e funcionar o motor novamente;

 

OBS: Nesta etapa o ideal também é testar se o sistema de injeção respondeu a esse procedimento, efetuando um novo teste de partida quando o motor estiver frio.

 

Dica de solução 4:

1 - Remova quase todo o combustível do tanque deixando apenas com um litro disponível;

 

2 - Deixe o motor funcionando até secar totalmente o combustível;

 

3 - Forçar a partida do motor por aproximadamente 10 segundos;

 

4 - Abasteça o tanque com o combustível em que o motor não está reconhecendo e ande com o veículo em rotação constante a 3000 rpm por aproximadamente 10 quilômetros. (estrada).

 

Dica de solução 5:

Desligar os dois polos da bateria por aproximadamente 12 horas.

OBS: Esse procedimento pode também pode desprogramar alguns componentes eletrônicos existente no veículo, como por exemplo: rádio original, imobilizador, levantamento automático dos vidros, e outros, havendo a necessidade de uma nova reprogramação.

 

Dica de solução 6: Teste do injetor de partida frio.

Em determinados módulos que não estiver disponível o recurso de ativação de acionamento do injetor de partida frio, poderá efetuar o teste manualmente, desde que o veículo esteja abastecido com álcool, basta mergulhar o sensor de temperatura em um líquido abaixo de 16º C, que o injetor de partida frio irá ativar, outro teste é efetuar uma alimentação de 12V no injetor direto da bateria.

 

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Detalhes do artigo
ID do Artigo: 65
Categoria: Dicas Técnicas - problemas nos veículos
Data de publicação: 25-05-2015 21:02:22
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