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VEÍCULOS EM GERAL - Falha de aceleração - Princípios de funcionamento do corpo eletrônico

Solução

FALHA DE ACELERAÇÃO - PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO CORPO ELETRÔNICO

 

Nos veículos equipados com acelerador eletrônico, o sistema de aceleração é controlado por um potenciômetro (captor de pedal do acelerador), que comanda o motor do corpo borboleta. O corpo possui um potenciômetro de recópia, que permite determinar a posição exata da borboleta do ar admitido.

 

A partir da ligação do contato, a borboleta deixa suas condições e limites mecânicos. Quando o motor entra em funcionamento de  marcha lenta, a borboleta se encontra posicionada pelo motor elétrico, em uma posição que lhe permite fornecer para o motor um débito de ar necessário para respeitar as estratégias de regulação do motor em pressão / regime.

Em modo de segurança, em caso de corte de alimentação elétrica a mola de retorno da borboleta, trás ao seu limite mecânico e um débito de ar suficiente é mantido permitindo um deslocamento em baixa velocidade (regime menor que 1700 rpm).

Na presença de certos defeitos, o módulo da injeção corta a alimentação elétrica do motor do corpo da borboleta.

 

Referências de resistência do motor da borboleta:

- A resistência da bobina do motor da borboleta é de 2 Ω +/- 12%;

- A resistência de cada pista é de 5000 Ω +/- 20%, resultando uma resistência equivalente das duas pistas em paralelo de 2500 Ω;

 

Referências das vias do conector do corpo da borboleta:

- Via 1: massa do potenciômetro;

- Via 2: sinal de posição da borboleta 1;

- Via 3: motor sinal positivo;

- Via 4: motor sinal negativo;

- Via 5: alimentação de 5 volts;

- Via 6: sinal de posição da borboleta 2;

 

OBS: É necessário conferir essas referências antes de efetuar qualquer tipo de aprendizado do corpo de aceleração, nos sistemas que estiverem disponíveis no Pc-scan.

 

APRENDIZAGEM DOS LIMITES DO PEDAL DO ACELERADOR E DA BORBOLETA MOTORIZADA

 

O módulo da injeção gera o funcionamento do motor permanentemente, afim de responder ao pedido de torque imposto pela vontade do condutor, (pedal do acelerador), devendo  igualmente ter em conta os pedidos de torque de outros componentes integrados ao motor. Para assegurar esta gestão de torque, o módulo da injeção deve comandar o corpo de aceleração motorizado e o avanço da ignição. Para tal, necessita-se das aprendizagens seguintes:

- Reconhecimento da posição "pé levantado" do pedal do acelerador e "pé ao fundo";

- Reconhecimento da posição da borboleta "toda fechada" e "toda aberta" (sincronismo com o pedal do acelerador);

- A cada troca de posição da borboleta, o módulo da injeção, o pedal do acelerador e o corpo da borboleta, se faz necessário realizar uma inicialização afim de assegurar essas aprendizagens.

 

OBS: Se o veículo apresentar algum código de falha do sistema de aceleração, por decorrência de uma falha mecânica ou falha elétrica, seguir alguns procedimentos:

 

1º -  Corrigir os defeitos fisicamente, efetuando limpeza no corpo da borboleta, substituindo as peças com defeitos ou reparo no chicote em caso de falha elétrica;

 

2º - Com o Pc-scan apague  os códigos de falhas, em seguida desligue a ignição e ligue novamente;

 

3º - Pise até o fundo no pedal do acelerador por 3 segundos e solte, para que seja efetuado os aprendizados;

 

4º - Se no sistema do veículo selecionado pelo Pc-scan,  estiver as funções de aprendizado do corpo da borboleta e reset dos parâmetros auto-adaptativos, faça esses procedimentos.

 

5º - Desligue a ignição e espere 1 minuto para funcionar o motor novamente.

 

APRENDIZADO DA MARCHA LENTA COM VEÍCULOS COM TRANSMISSÃO MANUAL

A - Deixe o motor aquecido e com o  freio de mão acionado, (certifique que o freio de mão esteja em bom estado de funcionamento e travando o veículo perfeitamente);

B - Engate a 5º marcha e acelere o motor em aproximadamente 4000 RPM;

C - Solte o pedal da embreagem aos poucos e suavemente até a rotação do motor diminuir em aproximadamente 1000 RPM sem deixar o motor parar e em seguida acione o pedal novamente deixando a rotação subir. Repita esse procedimento por 10 vezes.

Esse procedimento irá exercitar o mecanismo de abertura e fechamento da borboleta em diferentes rotações, efetuando um aprendizado forçado, desta o  módulo irá gravar todos essas posições que foram exercitadas de forma manual.

 

Clique aqui para para obter outras informações de funcionamento do corpo de aceleração

 

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Detalhes do artigo
ID do Artigo: 255
Categoria: Dicas Técnicas - problemas nos veículos
Data de publicação: 28-10-2015 16:30:23
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