Base de conhecimento
Suporte tecnico - Napro > Suporte tecnico - Napro > Base de conhecimento

Busca:


VEÍCULOS EM GERAL - Motores com super aquecimento - defeito intermitente

Solução

MOTORES COM SUPER AQUECIMENTO - DEFEITO INTERMITENTE

 

Quando os veículos atinge uma quilometragem acima de 100.000 KM, o motor pode gerar problemas de super aquecimento, e normalmente nestes casos são substituídos  vários componentes do sistema de refrigeração do motor como por exemplo: a válvula do  termostato, bomba d´agua, radiador, sensor de temperatura, junta do cabeçote e outros. Em alguns casos podem ocorrerem de todos esses itens serem substituídos e aparentemente não apresentar nenhum tipo de vazamento, mas o motor continua apresentando  super aquecimentos em tempo indeterminados.

DEFEITO 1: Mangueiras de circulação de água do motor.

CAUSA:  As mangueiras de circulação do líquido de arrefecimento do motor, com o passar do  tempo  podem sofrer deformações, devido as temperaturas elevadas de trabalho do motor, podendo causar obstruções dificultando a circulação do líquido do arrefecimento, provocando um super aquecimento no motor.

SOLUÇÃO: Com o motor aquecido verifique as condições físicas das mangueiras de arrefecimento do motor e se necessário faça as substituições. As mangueira originais tem qualidade superiores as similares.

 

DEFEITO 2: Radiador obstruído.

CAUSA: As condições físicas do radiador com o tempo, os próprios resíduos de ferrugem do bloco do motor podem obstruir as galerias internas de passagem de agua.

SOLUÇÃO: Faça uma análise do radiador, se for necessário procure  o auxílio de uma oficina especializada em conserto de radiadores, pois é possível efetuar limpeza interna e manutenção utilizando produtos e ferramentas específicas, ou substitua o radiador se necessário.

 

DEFEITO 3: Bomba d'água danificada.

CAUSA: Alguns modelos de veículos, os fabricantes  utilizam bombas d'águas com rotores e hélices de  de plástico, para evitar a corrosão com o tempo de uso, mas esses componentes podem quebrar, causado má circulação do líquido do arrefecimento. 

SOLUÇÃO: Desmonte a bomba d'água e verifique suas condições físicas e substitua se necessário.

 

DEFEITO 4: Válvula termostática engripada.

CAUSA: Válvula termostática engripada, impede a circulação adequada do motor causando super aquecimento. O funcionamento correto da válvula termostática é  controlar a temperatura do motor, pois quando o motor está frio, ela ficará fechada fazendo com que o líquido de arrefecimento (água e aditivo) fique travado no bloco do motor. A partir de uma determinada temperatura, cerca de 90 graus, ela se abre permitindo que o líquido do bloco se locomova para o radiador para se esfriar, desta forma a água que esta no radiador com uma temperatura mais baixa, irá para o bloco do motor, aplicando-se uma troca de calor.

SOLUÇÃO: Substitua a válvula termostática, preferencialmente utilizando uma peça original.

OBS: Não deixe em hipótese nenhuma o motor trabalhando sem válvula termostática, pois a passagem de água ficará sempre aberta, e impedira a troca de calor, desta forma a água do bloco e do radiador poderá ficar quase na mesma  temperatura, impedindo o arrefecimento correto do motor.

 

DEFEITO 5: Ventoinha com mau funcionamento.

CAUSA: Existem diversos problemas associados à ventoinha do radiador. No entanto, a maioria é de fácil resolução, dos principais, destacam-se os seguintes itens a serem verificados:

- Alimentação: Na ventoinha existem apenas  dois fios de alimentação (positivo e negativo), a tensão de alimentação é aproximadamente 12,5 volts de corrente contínua. Utilize um multímetro para verificar se os dois têm ou não a presença de corrente. Se não existir, isso não quer dizer necessariamente que a anomalia está relacionada com os fios de alimentação, pois é preciso observar em que condições se encontra o relé da ventoinha e os fusíveis.

- Sensor de temperatura: O sensor de temperatura, como o próprio nome indica, realiza uma leitura à temperatura do sistema de refrigeração e isso vai determinar o trabalhar da ventoinha do radiador. Se o sensor não estiver em funcionamento, a ventoinha também não funciona porque não sabe se a temperatura é quente o suficiente para exigir a sua ativação.

- Componentes do ar condicionado: Baixa pressão no sistema de ar condicionado ou algum defeito no pressostato, também pode comprometer o funcionamento ventoinha. O pressostato tem a função de acionar ou não o compressor, e quando necessário, aciona a ventoinha do sistema de arrefecimento do motor em seu segundo estágio. Ele protege ainda o compressor quando o nível de fluido refrigerante estiver abaixo do ideal para o acionamento.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico:

- ATENDIMENTO POR TICKETS: O cliente acessa o site  www.suporte.napro.com.br, criando um novo ticket, expondo as suas dúvidas. Esse sistema já possui uma busca de informações  automática, de acordo com o assunto digitado, já disponibiliza algumas sugestões de respostas. Ao enviar o ticket, é encaminhado diretamente  ao departamento de suporte técnico e em seguida estará sendo atendido. Opção mais rápida e recomendada.

 

 Clique aqui para obter  outras opções de atendimento do suporte técnico

 
Este artigo ofereceu ajuda? sim / não
Artigos relacionados VEÍCULOS EM GERAL - Marcha lenta irregular
VEÍCULOS EM GERAL - Motor tem dificuldade de funcionar ou falha quando está quente
Conhecimentos sobre injeção eletrônica
VEÍCULOS EM GERAL - Motor não funciona quando está frio
Tabela de códigos de falhas somente para os veículos da Renault
Detalhes do artigo
ID do Artigo: 364
Categoria: Dicas Técnicas - problemas nos veículos
Data de publicação: 10-05-2016 20:18:27
Visualizações: 1822
Classificação (Votos): Classificações de artigo 3.8/5.0 (13)

 
« Voltar