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Dicas sobre falta de comunicação nos veículos ou procedimentos não realizados

Solução

 FALTA DE COMUNICAÇÃO NOS VEÍCULOS - PROCEDIMENTOS DE TESTES

 

Clique aqui para obter  históricos sobre dificuldades de comunicação nos veículos ou procedimentos não efetuados

 

Na falta de comunicação com os veículos usando o Pc scan é necessário conferir:

1 - CONFERÊNCIA DO SISTEMA SELECIONADO:

Verificar o modelo do veículo, ano e tipo do sistema do módulo, se é mesmo selecionado pelo Pc scan.

 

2 - TESTAR EM MODELOS DIFERENTES:

Selecione outros modelos de veículos e outros tipos de motores da mesma marca, pois no veículo pode haver outros sistemas disponíveis, ou até mesmos sistemas diferentes que não foram desenvolvidos pelo Pc-scan.

OBS: Ao selecionar por outros modelos, mesmo que sejam motores com cilindradas diferentes, o diagnóstico é válido para o  Scanner desde que seja o mesmo protocolo do módulo do veículo.

 

3 - CONECTOR OU CABO MAU CONECTADO OU COM MAU CONTADO:

Verifique se há algum mau contato entre o conector de diagnóstico do veículo ao conector OBD  retirando-o e conectando novamente;

Verifique no conector do módulo do veículo se existe algum mal contato, oxidação ou umidade. Em alguns casos removendo o conector do módulo, e adicionando um produto como "Limpa Contato", em ambas as partes pode eliminar algum tipo de isolamento entre o chicote e o módulo.

 

4 - TESTE DA REDE CAN PELO PAINEL DE INSTRUMENTOS:

Se for um veículo de 2012 em diante com comunicação CAN, verifique neste veículo, se o programa do Pc scan tem opção de "PAINEL DE INSTRUMENTOS" e efetue uma consulta neste sistema, se houver uma falha de rede can impedindo a comunicação em algum sistema, ao consultar as avarias do painel, poderá gerar algum código de falha como "PERDA DE DADOS DA REDE CANBUS".

 

5 -PROGRAMA CARREGANDO NORMALMENTE, MAIS SEM COMUNICAÇÃO COM O VEÍCULO E COM OS LEDS APAGADOS OU SEM PISCAR:

Siga os procedimentos abaixo:

1- Selecione a montadora Fiat.

2- Selecione o modelo Palio 2005.

3- Selecione o sistema ABS Bosch 5.3 e confirme para que o programa carregue na interface o firmware correspondente.

4- Finalize o programa e retorne ao Menu.

5- Selecione novamente o veículo desejado.

OBS: Este procedimento tem como objetivo recarregar o firmware correto novamente na interface.

 

6 - TESTE COM O SISTEMA GENÉRICO OBDII SCAN TOOLS

No Pc-scan está disponível a opção OBDII SCAN TOOLS, protocolos genéricos  compatíveis para vários sistemas diferentes, independente da marca ou modelo do veículo. Caso o sistema de injeção for diferente do que está sendo selecionado, é possível obter comunicação utilizando esses sistemas.

 

Clique aqui para obter mais informações do OBDII SCAN TOOLS

 

 

7 - VERIFICANDO CONEXÃO:

Se a tela do Pc scan ficar somente "VERIFICANDO CONEXÃO" , neste caso o computador não está reconhecendo a interface USB ou VCI PRO. A comunicação ainda não chegou ao veículo. Retorne uma tela e desconecta e reconecte a interface usb, e tente novamente a comunicação.

 

Clique aqui para obter informações e procedimentos da interface VCI PRO

 

 

Clique aqui para obter informações e procedimentos da interface USB 5000

 

 

 

8 - TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO DA BATERIA DO VEÍCULO BAIXA:

Tente a comunicação também com o motor funcionando, pois se a bateria estiver fraca, irá obter uma compensação de tensão com o funcionamento do alternador.

Teste com um multímetro os pinos de alimentação do conector de diagnóstico do veículo.

 

PINOS DE ALIMENTAÇÃO:

 

PINO 16 – Alimentação 12 V - positivo

 

PINOS 4 E 5 - Alimentação 12 V - negativo

 

- Se a alimentação nesses pinos estiver abaixo de 12,5 V: Medir a tensão de bateria, devendo ser  superior 12,5 com o motor desligado e superior a 13,8 com o motor em funcionamento.

 

- Se a alimentação nesses pinos estiver = 0: Verificar a falta de algum fusível ou até mesmo queimado.

 

 

 

TESTE DO CONECTOR DE DIAGNÓSTICO NOS VEÍCULOS SEM COMUNICAÇÃO COM O PC-SCAN 3000 FL PADRÃO.

Os pinos de comunicação são interligados com os pinos da U.C. Obtendo o esquema elétrico do sistema do veículo poderão ser medidos a continuidade dos fios com um multímetro.

 

PINOS DE COMUNICAÇÃO RELACIONADOS A CADA CONECTOR UTILIZADO COM O PC-SCAN 3000:
 

Conector OBD2 / ISO - (amerelo): PINOS 7 E 15;

 

Conector CAN BUS - (vermelho): PINOS 6 E 14: Conector can bus antigo - dificuldade de comunicação com o Pc scan 3000 FL

 

Conector SW / SAE-F / CAN BUS - (laranja / azul / vermelho ou verde): PINOS 1, 2, 6, 10, 14;

 

Conector SW -  (laranja): PINO 1;

 

Conector OBD2 / TTL - (verde): PINOS 1 E 9;

 

Conector SAE / F - (azul): PINOS 2 E 10;

 

Conector EC4 / DLC - (branco): PINOS 3 E 11; 

 

Conector OBD2 / VPW2 (ABS): PINO 2;

 

Conector YAMAHA: PINOS 7 E 15;

 

Conector OBD2 / MIT: PINOS 7 E 15;

 

Conector OBD2 / NISSAN: PINOS 13 E 12;

 

Conector OBD2 / VARGAS: PINO 12;

 

Conector OBD2 / MB: PINO 15;

 

Conector CAN / FD (Novos Onix e Tracker): PINOS 15, 6 E 14;

 

 

TESTE COM O PC-SCAN COM A INTERFACE VCI PRO

Se já estiver utilizando a interface VCI PRO, verifique o cabo OBD se está corretamente conectado na interface e rosqueados até o fim  com seus prendedores na interface VCI. Neste caso já é mais difícil de identificar qual é a linha de comunicação, pois o cabo OBD possui 16 pinos e a linha de  comunicação  depende do protocolo do veículo.

 

 

Clique aqui para obter outras informações de dificuldade de comunicação nos veículos ou procedimentos não efetuados

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico:

- ATENDIMENTO POR TICKETS: O cliente acessa o site  www.suporte.napro.com.br, criando um novo ticket, expondo as suas dúvidas. Esse sistema já possui uma busca de informações  automática, de acordo com o assunto digitado, já disponibiliza algumas sugestões de respostas. Ao enviar o ticket, é encaminhado diretamente  ao departamento de suporte técnico e em seguida estará sendo atendido. Opção mais rápida e recomendada.

 

 Clique aqui para obter  outras opções de atendimento do suporte técnico

 
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Detalhes do artigo
ID do Artigo: 91
Categoria: Problemas de comunicação nos veículos ou procedimentos não realizados
Data de publicação: 29-05-2015 17:02:45
Visualizações: 66194
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