FALTA DE COMUNICAÇÃO NOS VEÍCULOS - PROCEDIMENTOS DE TESTES
Clique aqui para obter históricos sobre dificuldades de comunicação nos veículos ou procedimentos não efetuados
Na falta de comunicação com os veículos usando o Pc scan é necessário conferir:
1 - CONFERÊNCIA DO SISTEMA SELECIONADO:
Verificar o modelo do veículo, ano e tipo do sistema do módulo, se é mesmo selecionado pelo Pc scan.
2 - TESTAR EM MODELOS DIFERENTES:
Selecione outros modelos de veículos e outros tipos de motores da mesma marca, pois no veículo pode haver outros sistemas disponíveis, ou até mesmos sistemas diferentes que não foram desenvolvidos pelo Pc-scan.
OBS: Ao selecionar por outros modelos, mesmo que sejam motores com cilindradas diferentes, o diagnóstico é válido para o Scanner desde que seja o mesmo protocolo do módulo do veículo.
3 - CONECTOR OU CABO MAU CONECTADO OU COM MAU CONTADO:
Verifique se há algum mau contato entre o conector de diagnóstico do veículo ao conector OBD retirando-o e conectando novamente;
Verifique no conector do módulo do veículo se existe algum mal contato, oxidação ou umidade. Em alguns casos removendo o conector do módulo, e adicionando um produto como "Limpa Contato", em ambas as partes pode eliminar algum tipo de isolamento entre o chicote e o módulo.
4 - TESTE DA REDE CAN PELO PAINEL DE INSTRUMENTOS:
Se for um veículo de 2012 em diante com comunicação CAN, verifique neste veículo, se o programa do Pc scan tem opção de "PAINEL DE INSTRUMENTOS" e efetue uma consulta neste sistema, se houver uma falha de rede can impedindo a comunicação em algum sistema, ao consultar as avarias do painel, poderá gerar algum código de falha como "PERDA DE DADOS DA REDE CANBUS".
5 -PROGRAMA CARREGANDO NORMALMENTE, MAIS SEM COMUNICAÇÃO COM O VEÍCULO E COM OS LEDS APAGADOS OU SEM PISCAR:Siga os procedimentos abaixo:1- Selecione a montadora Fiat.
2- Selecione o modelo Palio 2005.
3- Selecione o sistema ABS Bosch 5.3 e confirme para que o programa carregue na interface o firmware correspondente.
4- Finalize o programa e retorne ao Menu.
5- Selecione novamente o veículo desejado.
OBS: Este procedimento tem como objetivo recarregar o firmware correto novamente na interface.
6 - TESTE COM O SISTEMA GENÉRICO OBDII SCAN TOOLS
No Pc-scan está disponível a opção OBDII SCAN TOOLS, protocolos genéricos compatíveis para vários sistemas diferentes, independente da marca ou modelo do veículo. Caso o sistema de injeção for diferente do que está sendo selecionado, é possível obter comunicação utilizando esses sistemas.
Clique aqui para obter mais informações do OBDII SCAN TOOLS
7 - VERIFICANDO CONEXÃO:
Se a tela do Pc scan ficar somente "VERIFICANDO CONEXÃO" , neste caso o computador não está reconhecendo a interface USB ou VCI PRO. A comunicação ainda não chegou ao veículo. Retorne uma tela e desconecta e reconecte a interface usb, e tente novamente a comunicação.
Clique aqui para obter informações e procedimentos da interface VCI PRO
Clique aqui para obter informações e procedimentos da interface USB 5000
8 - TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO DA BATERIA DO VEÍCULO BAIXA:
Tente a comunicação também com o motor funcionando, pois se a bateria estiver fraca, irá obter uma compensação de tensão com o funcionamento do alternador.
Teste com um multímetro os pinos de alimentação do conector de diagnóstico do veículo.
PINOS DE ALIMENTAÇÃO:
PINO 16 – Alimentação 12 V - positivo
PINOS 4 E 5 - Alimentação 12 V - negativo
- Se a alimentação nesses pinos estiver abaixo de 12,5 V: Medir a tensão de bateria, devendo ser superior 12,5 com o motor desligado e superior a 13,8 com o motor em funcionamento.
- Se a alimentação nesses pinos estiver = 0: Verificar a falta de algum fusível ou até mesmo queimado.
TESTE DO CONECTOR DE DIAGNÓSTICO NOS VEÍCULOS SEM COMUNICAÇÃO COM O PC-SCAN 3000 FL PADRÃO.
Os pinos de comunicação são interligados com os pinos da U.C. Obtendo o esquema elétrico do sistema do veículo poderão ser medidos a continuidade dos fios com um multímetro.
PINOS DE COMUNICAÇÃO RELACIONADOS A CADA CONECTOR UTILIZADO COM O PC-SCAN 3000:
Conector OBD2 / ISO - (amerelo): PINOS 7 E 15;
Conector CAN BUS - (vermelho): PINOS 6 E 14: Conector can bus antigo - dificuldade de comunicação com o Pc scan 3000 FL
Conector SW / SAE-F / CAN BUS - (laranja / azul / vermelho ou verde): PINOS 1, 2, 6, 10, 14;
Conector SW - (laranja): PINO 1;
Conector OBD2 / TTL - (verde): PINOS 1 E 9;
Conector SAE / F - (azul): PINOS 2 E 10;
Conector EC4 / DLC - (branco): PINOS 3 E 11;
Conector OBD2 / VPW2 (ABS): PINO 2;
Conector YAMAHA: PINOS 7 E 15;
Conector OBD2 / MIT: PINOS 7 E 15;
Conector OBD2 / NISSAN: PINOS 13 E 12;
Conector OBD2 / VARGAS: PINO 12;
Conector OBD2 / MB: PINO 15;
Conector CAN / FD (Novos Onix e Tracker): PINOS 15, 6 E 14;
TESTE COM O PC-SCAN COM A INTERFACE VCI PRO
Se já estiver utilizando a interface VCI PRO, verifique o cabo OBD se está corretamente conectado na interface e rosqueados até o fim com seus prendedores na interface VCI. Neste caso já é mais difícil de identificar qual é a linha de comunicação, pois o cabo OBD possui 16 pinos e a linha de comunicação depende do protocolo do veículo.
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